CONCEITO E MISSÕES


O exercício multinacional ETAP-T 2022, é um exercício de aeronaves de transporte de carga no âmbito do European Tactical Airlift Centre (ETAC).

As forças participantes estarão destacadas na Base Aérea N.º 11, em Beja, e as missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, tendo como preocupação a diminuição do seu impacto no meio ambiente e na população.

Durante o ETAP-T 2022, as tripulações irão executar várias tipologias de missões, diurnas e noturnas, tais como:

⊗ Missões de Treino Ar-Ar;
⊗ Missões de Transporte Aéreo Tático;
⊗ Suporte logístico a unidades de combate (ex: transporte de carga aérea);
⊗ Apoio aéreo aproximado (em ambiente urbano e em situações de emergência);
⊗ Largada de carga e de paraquedistas;
⊗ Operações de reconhecimento e segurança;
⊗ Extração de elementos militares e não militares;
⊗ Evacuações médicas (MEDEVAC e CASEVAC).

Durante o ETAP-T 2022, são desenvolvidos cenários adequados para cada tipo de missão, de acordo com as características e requisitos de cada aeronave.
A interoperabilidade entre os diversos países é a chave para o sucesso das operações conjuntas e combinadas. Assim, ameaças aéreas e terrestres serão incluídas em cenários o mais próximo possível de situações reais.

OBJETIVOS

 

O ETAP-T 2022 visa treinar e preparar as tripulações das esquadras de transporte tático da Força Aérea, garantindo que as forças participantes estejam prontas para realizar as tarefas que lhes são atribuídas em qualquer teatro de operações dentro das áreas de operação da aliança europeia. Além do treino individual, o exercício promoverá uma melhor interoperabilidade entre as diversas forças participantes.

 

TREINO ETAP

 

O ETAP tornou-se uma conquista importante como parte de uma melhor colaboração de defesa europeia. Com a abertura do Centro de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAC), executando o Programa de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAP), a ambição de estabelecer a capacidade de treinamento tático de transporte aéreo avançado europeu para organizar eventos de treinamento comuns e cursos harmonizados tornou-se realidade.

O sucesso do "Centro" é óbvio: desde a fundação em junho de 2017, que os imensos projetos vão sendo avaliados pelos participantes como excelentes.

A comunidade inicial de 11 nações (BEL, BGR, CZE, DEU, ESP, FRA, ITA, LUX, NLD, NOR e PRT) cresceu em duas (2) novas: Romênia (ROU, dez 2018) e Áustria (AUT), fevereiro de 2019).

Desde o projeto de voo inicial em 2012 (EATT, ESP), as Forças Aéreas Europeias perceberam o valor agregado de ter atividades de treinamento tático em um ambiente comum e multinacional na Europa. Anteriormente, a única opção disponível para treinar tripulações de transporte aéreo no domínio tático era enviá-las para cursos nos EUA (AATTC). Com a implementação do ETAC e dos nossos projetos (ETAP-T, ETAP-C e ETAP-I), os países da UE podem agora beneficiar de oportunidades de formação mais económicas e podem candidatar-se a esses projetos independentemente das disponibilidades de formação dos EUA.