A Importância do ETAP-T em missões de JPADS

Durante o dia de hoje, dia 8 de junho, foram realizadas missões de lançamento de carga (CDS´s), JPADS (Joint Precision Airdrop System).

Os JPADS são lançamentos de carga que usam o Global Positioning System (GPS) para direcionar o paraquedas. Isto faz com que a carga chegue ao local definido mais facilmente.

Em conversa com a Major Rosa Linda Luchesi, da Força Aérea Italiana esta frisou a importância deste tipo de exercícios internacionais dizendo que “uma vez que este tipo de missão tem de ser feito num local onde haja uma área “limpa”, Portugal é um país em que é mais fácil executar estas missões.”

Completou ainda afirmando que “na Itália é difícil encontrar locais em que possam treinar esta tipologia de missões”. O ETAP-T permite que as diferentes nações participantes possam adaptar a execução das missões em circunstâncias diferentes daquelas a que estão habituados.

Isto faz com que os países presentes aumentem a interoperabilidade das operações, uma vez que estes são expostos a um ambiente operacional complexo no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os atuais teatros de conflito e missões de apoio humanitário.

Veja aqui o álbum fotográfico de hoje.